quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um pouco de história...

O Alquimista dos Sons. Nascido em Zurique, Suíça, em 13 de fevereiro de 1913, Walter Smetak, o músico suíço-baiano que revolucionou a pesquisa sobre os microtons no Brasil, até hoje mantém viva a sua obra através da memória de um trabalho curioso e instigante sobre o som, o silêncio e o espírito: as plásticas sonoras.
Quando veio para o Brasil, primeiro chegou a Porto Alegre, em 8 de fevereiro de 1937, onde trabalhou nas rádios Farroupilha e Sociedade Gaúcha, em orquestras, além integrar o Trio Schubert e ensinar violoncelo no Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul. Em 1941, mudou para o Rio de Janeiro, quando foi contratado pela Orquestra Sinfônica Brasileira e, em paralelo, atuou nas rádios Nacional, Tupi, Guanabara e Teatro Municipal. Depois morou em São Paulo, onde trabalhou no Teatro Municipal e nas rádios Record, Bandeirantes e Sumaré.
Mas foi em Salvador, na Bahia, que tudo aconteceu. O imaginário de vanguarda que povoava a cidade na época – também exportado para outros estados através do trabalho de músicos como Gilberto Gil e Caetano Veloso – abriu as portas para rupturas com padrões e estereótipos na arte. A convite do então reitor Edgard Santos, grandes músicos europeus foram selecionados especialmente para compor o quadro docente dos Seminários Livres de Música, futura Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Entre eles estavam Hans-Joachim Koellreutter, Ernst Widmer e Walter Smetak, que chegou em 1958 como professor de violoncelo e também spalla da orquestra. Apesar de guardar no currículo uma formação musical tradicional obtida em escolas europeias de referência, Smetak abandonou a música erudita e direcionou seu trabalho para o experimentalismo.
Nesse contexto de fertilidade cultural, Smetak passou a explorar o potencial sonoro dos materiais mais inusitados, construindo instrumentos a partir de cabaças, mangueiras, cordas, cravelhas, pedaços de madeira e o que mais conviesse.

 
Até lá!

Nenhum comentário: