quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O blog “O Alquimista dos Sons” está no ar!

O espaço está aberto para o compartilhamento de informações sobre Walter Smetak e suas plásticas sonoras. Através desta página, vocês terão acesso ao passo-a-passo da elaboração do livro-reportagem-biográfico que estou escrevendo neste semestre, além de terem total liberdade para interagir com o conteúdo do blog. Será um imenso prazer publicar seu conteúdo!

O primeiro post é um documento (acredito que inédito) que consegui nos arquivos do Memorial Lindemberg Cardoso, mantido em um prédio anexo da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, no bairro do Canela. Quem carinhosamente me recebeu foi Lucy, viúva de Lindemberg, e, dentre os inúmeros documentos cuidadosamente preservados por ela, encontramos o currículo de Walter Smetak, provavelmente datilografado por Ernst Widmer no ano de 1972.

Aproveitei a visita para também conferir a mapoteca. Partituras e manuscritos de antigos alunos - dentre eles Kokron e Marco Antônio Guimarães (UAKTI) - habitavam os arquivos da sala. Tive a oportunidade de também encontrar materiais de Smetak. Mas esses ficam para o próximo post!

Até lá, tudo de bom!
Jessica Smetak



8 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Jes. Eu por aqui! Claro, não podia deixar de conferir, pois tu sabes o quanto admiro a obra do Smetak. Muito show a iniciativa, mil parabéns! É emocionante para quem gosta ver um documento como este do currículo (Ainda mais que menciona a minha cidade, Porto Alegre.). Realmente lindo. Bela escolha para um post de abertura.
Bj do Daniel Rodrigues.

Anônimo disse...

Jessica Smetak,
Parabéns pelo empenho e dedicação em concatenar uma história de vida tão ampla, produzindo uma obra que não só representa a admiração de uma neta para com o seu avô, mas sim o reconhecimento de fatos que marcaram a história da música e ainda continuam produzindo frutos através de seus sucessores. Um grande beijo, de Bu.

Vinícius Silva disse...

Legal o blog, viu?

Vou acompanhar as suas postagens!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa e dedicação. Sinto que este trabalho vai elucidar muitos mistérios da vida do mestre e reparar muitos equívocos também.
Sucesso e pode contar comigo.
Uibitu Smetak

Élcio R. De Sá disse...

Smetak tak tak, toc toc toc, ssstamos afinados o des-afinados em microtons tons tons...
Su procê!
Élcio

Anônimo disse...

Muito massa, Jess. Já tem galeria de fotos e vídeos.. isso aqui vai bombar!!

Beeeeeijo

Anônimo disse...

Oi, Jess. Boa sorte com seu livro. Tenho certeza que ficará muito bom. A história de seu avô é muito bonita e de sucesso. Estou na torcida! Beijossss
Gina

thomas gruetz disse...

Conte comigo p/contar a história do Mestre querido!!
O livro é teu, a história nossa !! Microtonizai-vos !!
Falar sobre música é bobagem. Tocar é loucura !!
Salve-se quem souber !!!
Bjones
thomas