terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Primeira biografia de Walter Smetak é publicada

Pela primeira vez a vida do músico Walter Smetak é contada em um livro. “Smetak, som e espírito” retrata os momentos mais íntimos da existência do também conhecido “Alquimista dos Sons”.

Em quatro capítulos, a autora e também neta de Walter, Jessica Smetak, conta os principais momentos da vida do avô – da infância na Europa até a chegada no Brasil, bem como a pesquisa sobre os sons, o ambiente familiar e entre amigos e a morte do músico. A obra também reúne um acervo fotográfico inédito recuperado do arquivo familiar.

Para a autora, o livro tem o propósito de mostrar quem era Walter Smetak – homem pouco compreendido por muitas pessoas. “Falo de Smetak nos mais diversos ambientes em que ele conviveu. Tem muitas histórias curiosas, místicas e engraçadas no livro”, destaca.

Jessica não conheceu o avô e para reconstruir a vida dele fez mais de 45 entrevistas com amigos, familiares, ex-alunos e admiradores do “Alquimista dos Sons”. Personalidades como os cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso e o antropólogo Antônio Risério ajudaram a contar a história de Walter Smetak.

A obra “Smetak, som e espírito” é uma publicação da Coleção Gente da Bahia, da Assembleia Legislativa do Estado e está disponível para venda em todo o Brasil através do e-mail bio.waltersmetak@gmail.com.

Entrevista com Jessica Smetak sobre o livro "Smetak, Som e Espírito"
Reportagem sobre o lançamento do livro "Smetak, Som e Espírito" - Jornal da Manhã / TV Bahia

Um comentário:

Sinéas S. disse...

Bela intenção, homenagem e obra! Isso é mais que um culto ancestral! É um registro histórico e leitura particular, sobre a personalidade do seu ascendente! Parabéns!