segunda-feira, 21 de março de 2011

"Smetak, som e espírito" é destaque no site ViverParalela

Livro sobre Smetak vai ser publicado


A obra ("Smetak, Som e Espírito") foi escrita pela jornalista Jessica Smetak, como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo, na Unijorge, e premiada como o melhor TCC de 2010. Leia mais



segunda-feira, 14 de março de 2011

Visita ao acervo de Walter Smetak, no Pelourinho

Enquanto as imagens da cobertura da visita guiada ao acervo de Walter Smetak (24 de fevereiro, Solar Ferrão, Pelourinho) não chegam, aproveito para postar uma foto clicada pelo amigo Emmanuel Mirdad, logo ao final do encontro. A iniciativa, apoiada pela Dimus, reuniu pesquisadores, músicos e curiosos para um encontro inédito em meio às cerca de 150 plásticas sonoras, a fim de discutir a vida e obra de Walter Smetak. Foi um momento super produtivo e agradável que contou com a interação efetiva dos participantes em reflexões e questionamentos esotéricos e musicais.



Maria Cristina de Melo (coordenadora da Dimus) acompanhada de Bárbara, Uibitú e Jessica Smetak, após visita guiada à exposição do acervo de Walter Smetak, no Pelourinho

sexta-feira, 11 de março de 2011

"Smetak, som e espírito" vence o 1º lugar no IV Prêmio TCC da Unijorge

O último dia 22 de fevereiro selou a missão acadêmica dos alunos de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Unijorge. A colação de grau, que aconteceu no auditório da instituição, na Avenida Paralela (Salvador/Ba), reuniu os novos profissionais e seus familiares numa celebração que ainda contou com o IV Prêmio TCC. “Smetak, som e espírito” foi agraciado com o primeiro lugar!

Penso que a única resposta para tal reconhecimento foi o esforço empenhado ao longo de todo um semestre de produção. O livro tem muito de mim. Sobretudo, é fundamental ressaltar que também foi possível pelo apoio de todos os amigos, ex-alunos e professores contemporâneos de Smetak e, claro, da família, principalmente minha tia Bárbara.

Quis fazer o melhor possível de primeira. Não pensei em limitar o conteúdo para complementá-lo após a graduação. Professores aconselharam a “ir com calma”, alguns até tentaram reduzir minha ambição afirmando que “é apenas um TCC”. Não. Era para ser completo desde o momento em que me propus a tal. Confesso, tive medo da dimensão que projeto foi ganhando, entretanto, não me convenci de mantê-lo a certa superficialidade. Acredito que a missão foi cumprida e já há propostas de publicação para o segundo semestre deste ano.